Anglo Piracicaba

Ensino Fundamental

 

 

 

Sempre focados na educação integral, nosso primeiro ano desenvolve-se através de uma continuidade das práticas pedagógicas e educacionais adotadas na Educação Infantil para que as crianças possam, gradativamente, avançar seu aprendizado para a nova fase escolar do Ensino Fundamental. Assim, a Alfabetização, por exemplo, está presente nas atividades lúdicas e direcionadas pelas professoras de forma mais incisiva porém inserida no cotidiano das crianças.

Trabalhamos para que, ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, os alunos dominem a escrita e a leitura; desenvolvam o raciocínio lógico; conheçam mundos diferentes por meio de histórias vividas, ouvidas e lidas; compreendam o ambiente natural; usem a tecnologia e exercitem a solidariedade, a independência e a autonomia.

As professoras das turmas do Ensino Fundamental I são profissionais experientes e formadas em pedagogia.

 

Diferenciais Pedagógicos

  • Material Didático Anglo (4 Apostilas Bimestrais; Apostilas Anuais de Inglês e Artes; Apostila projeto “O Líder em Mim”, Material de Apoio específico - conjunto de letras, bloco “Repertório de Palavras”, softwares educativos.) e Livros Paradidáticos.
  • Aulas Diversificadas*: Educação Física, Informática, Inglês (duas aulas por semana), Música e Artes. Ballet e Judô para turmas de 1º ano e Filosofia para turmas do 2º ao 5º ano. *Ministradas por professoras especializadas no período das aulas.
  • Aulas Extras* (a partir do 2º ano): Dança, Ginástica Acrobática e Futebol. *Ministradas após o horário das aulas e sem custo adicional.
  • Projeto “O Líder em Mim”: programa para desenvolvimento da liderança pessoal, de valores éticos e competências fundamentais para o sucesso, tanto no ambiente escolar quanto na vida pessoal do aluno.
  • Projeto “Minutos de Magia” (a partir do 2º ano): espetáculo realizado em Teatro no qual os alunos que participam das aulas diversificadas e extras, tem a oportunidade de mostrar aos pais e à comunidade as habilidades desenvolvidas durante o ano.
  • Monitoria de apoio geral.


Projeto “O Líder em Mim”

 

Em 2014 o Anglo Piracicaba agregou no currículo dos alunos do Fundamental I, o Programa “O Líder em Mim”. Em menos de um ano, a Unidade Cidade Alta foi reconhecida, por obter resultados significativos. Tal programa foi desenvolvido pela Franklin Covey, nos EUA, baseado no consagrado livro “Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes” e adaptado à realidade brasileira pela Abril Educação, que tem a exclusividade desse programa no Brasil.

Trata-se de um programa com conteúdo, metodologia, material didático e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida.

“O Líder em Mim” é um programa global que está implantado em mais de 1.700 escolas, distribuídas em 36 países pelo mundo. No Brasil, o programa iniciou em 2013 e já está em mais de 120 escolas, distribuídas em 11 estados.

O paradigma de “O Líder em Mim” enxerga capacidades em todas as crianças e vê em cada uma delas um líder em potencial, em vez de enquadrar os alunos da escola utilizando uma comparação padronizada na qual poucas crianças são consideradas brilhantes, outras poucas estão no extremo oposto, e a maioria é mediana.

O modelo de liderança “O Líder em Mim” não contempla somente as crianças: também é, e primeiro, para os professores e toda a equipe da escola, depois os alunos, e, finalmente, os pais.

 

Projeto Letrar

Os colégios Cidade de Piracicaba e Portal do Engenho (Sistema Anglo de Ensino) desenvolvem com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I o “Projeto Letrar”.

Letrar vem de letramento, em inglês literacy, palavra, relativamente recente, empregada a partir dos anos 80, por profissionais da Educação e das Ciências da linguagem, para designar “estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e a escrever” (SOARES, 2001, p. 17). Portanto, letrar é promover a inserção do indivíduo no mundo da leitura e da escrita, a fim de que possa interagir socialmente.

Nesse sentido, o letramento extrapola os limites da alfabetização, afinal, não se restringe à assimilação e à aquisição do sistema de escrita da língua, uma vez que focaliza as práticas sociais de leitura e de escrita, considerando seus usos, funções e valores sociais.

Trata-se, portanto, de um projeto que, com 1 hora-aula semanal, em visita à biblioteca, visa a contribuir para que o aluno construa o hábito de ler e de escrever, o que é fundamental não só para a Língua Portuguesa, mas para todas as outras disciplinas, visto que ler e escrever são práticas recorrentes e, por isso, fundamentais em todas as áreas do conhecimento, o que nos permite dizer que o trabalho com a língua/linguagem, com a leitura e escrita é compromisso de todas as áreas.

Cumpre elucidar que, com os alunos da Educação Infantil (MiniMaternal, Maternal, Jardim I e II), vamos trabalhar com leitura e/ou contação de histórias, compreensão textual e produção de textos orais.

Trabalharemos nessa mesma perspectiva com os alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I, porém, pelo fato de já estarem no processo de alfabetização, articularemos a essas práticas, já mencionadas, à prática da escrita.

Por fim, com os alunos dos 3º, 4º e 5º anos, desenvolveremos a mediação de leitura aliada à produção textual, seguida de reescrita. Em outras palavras, ensinaremos aos alunos a escrita processual, a qual envolve etapas recursivas: leitura, planejamento, escrita propriamente dita, revisão e reescrita, sob a orientação de uma professora da área específica de

Língua Portuguesa, o que contribui para a preparação desses alunos para o ingresso no Ensino Fundamental II.

Ao término de cada atividade na biblioteca, incentivaremos os alunos a levarem livros para serem lidos em casa e orientaremos as suas escolhas. Cada aluno terá uma Sacola da leitura, em que toda semana o livro se renova. Assim, teremos um projeto que extrapola o universo escolar, já que envolve direta e/ou indiretamente a participação dos pais, aos quais cabe o incentivo, nunca a obrigatoriedade, já que buscamos contribuir para o desenvolvimento do hábito de ler, o qual não se efetiva por imposição e sim por prazer, por deleite.

Paulo Freire (1989), ao discorrer sobre a importância do ato de ler, ressaltou o incentivo de seus pais como determinante na sua formação como leitor: “E foi com eles, precisamente, em certo momento dessa rica experiência de compreensão do meu mundo imediato, sem que tal compreensão tivesse significado de malquerenças ao que ele tinha de encantadoramente misterioso, que comecei a ser introduzido na leitura da palavra”.

Dessa forma, dando continuidade ao trabalho já realizado em sala de aula, em articulação com o professor responsável por cada turma, o “Projeto Letrar” busca, como o próprio nome já diz, desenvolver práticas letradas. Para colhermos os frutos que almejamos, a articulação escola e família é imprescindível, já que ambas são agências de letramento.

 

Organização das Aulas

1º ano: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática. – aulas ministradas pelas professoras de sala.

2º ao 5º ano: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. – aulas ministradas pelas professoras de sala.