Anglo Piracicaba

Letranglo

 

Alunos explicando sobre o Projeto Letranglo.

 

Os colégios Cidade de Piracicaba e Portal do Engenho (Sistema Anglo de Ensino) desenvolvem com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I o Projeto Letranglo.

Trata-se, portanto, com 1 hora-aula semanal, em visita à biblioteca, visa a contribuir para que o aluno construa o hábito de ler e de escrever, o que é fundamental não só para a Língua Portuguesa, mas para todas as outras disciplinas, visto que ler e escrever são práticas recorrentes e, por isso, fundamentais em todas as áreas do conhecimento, o que nos permite dizer que o trabalho com a língua/linguagem, com a leitura e escrita é compromisso de todas as áreas.

Cumpre elucidar que, com os alunos da Educação Infantil (Minimaternal, Maternal, Jardim I e II), vamos trabalhar com leitura e/ou contação de histórias, compreensão textual e produção de textos orais.

Trabalharemos nessa mesma perspectiva com os alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I, porém, pelo fato de já estarem no processo de alfabetização, articularemos a essas práticas, já mencionadas, à prática da escrita.

Por fim, com os alunos dos 3º, 4º e 5º anos, desenvolveremos a mediação de leitura aliada à produção textual, seguida de reescrita. Em outras palavras, ensinaremos aos alunos a escrita processual, a qual envolve etapas recursivas: leitura, planejamento, escrita propriamente dita, revisão e reescrita, sob a orientação de uma professora da área específica de Língua Portuguesa, o que contribui para a preparação desses alunos para o ingresso no Ensino Fundamental II.

Ao término de cada atividade na biblioteca, incentivaremos os alunos a levarem livros para serem lidos em casa e orientaremos as suas escolhas. Cada aluno terá uma Sacola da leitura, em que toda semana o livro se renova. Assim, teremos um projeto que extrapola o universo escolar, já que envolve direta e/ou indiretamente a participação dos pais, aos quais cabe o incentivo, nunca a obrigatoriedade, já que buscamos contribuir para o desenvolvimento do hábito de ler, o qual não se efetiva por imposição e sim por prazer, por deleite.

Paulo Freire (1989), ao discorrer sobre a importância do ato de ler, ressaltou o incentivo de seus pais como determinante na sua formação como leitor: “E foi com eles, precisamente, em certo momento dessa rica experiência de compreensão do meu mundo imediato, sem que tal compreensão tivesse significado de malquerenças ao que ele tinha de encantadoramente misterioso, que comecei a ser introduzido na leitura da palavra”.

Dessa forma, dando continuidade ao trabalho já realizado em sala de aula, em articulação com o professor responsável por cada turma, essas oficinas buscam desenvolver práticas de escrita.

 

Alunos na rádio Jovem Pan Piracicaba gravando trechos de poemas para os ouvintes. Essa ação faz parte do Projeto Letranglo e tem como intuito o incentivo à leitura.


NOTÍCIAS:

Confira o Portal do Engenho News, jornal elaborado pelos alunos

Confira o Instagram feito pelos alunos do Ensino Fundamental II (@Letranglo).