Anglo Piracicaba

Quem Somos

 

Missão

Difundir o saber. Gerar ideias e formar o cidadão para transformar a sociedade.

 

Visão

Estar na vanguarda da educação de excelência.

 

Valores

Integridade, inovação, acolhimento, disciplina e resultado.

 


Nossa escola é conveniada com o Sistema Anglo de Ensino

O Sistema Anglo de Ensino constitui-se num conjunto estruturado e articulado de materiais didáticos, em que todos os autores escrevem sobre um projeto comum. Assim, cada matéria tem a sua especificidade, mas todas falam uma mesma linguagem pedagógica, mesmo nas diferentes disciplinas e na passagem de um ano letivo para outro.

O material é elaborado visando uma programação precisa e coesa, mas flexível às peculiaridades regionais e locais. A apresentação dos currículos em espiral é caracterizada pelo constante retorno dos conteúdos em níveis progressivamente mais complexos.

A base é sustentada pelas cinco ações fundamentais da metodologia Anglo:

  • Aula proposta
  • Aula preparada
  • Aula dada
  • Aula assistida
  • Aula estudada

 

Nossa História

 

Colégio Cidade de Piracicaba

Em 1972, Dorival Sudário Bistaco inaugura, na rua Silva Jardim, 1763, o Colégio Cidade de Piracicaba, também conhecido como unidade Cidade Alta, para alunos da Educação Infantil ao curso Pré-Vestibular.

No ano de 1984, o Colégio passou a integrar o Sistema Anglo de Ensino.

O Anglo Piracicaba é um dos convênios mais antigos, portanto, um dos mais respeitados.

O Sistema Anglo de Ensino caracteriza-se pela inovação na área educacional: criou os primeiros fascículos teóricos, as primeiras coleções de exercícios, os primeiros simulados. Criou também a apostila-caderno, que revolucionou o mercado de material didático. E inovou mais uma vez ao associar livros às apostilas, no Ensino Médio e no Pré-Vestibular. Atualmente é comprovado que, o Sistema Anglo de Ensino é o que aprova mais nos vestibulares mais concorridos do país.

 

Colégio Portal do Engenho

No dia 30 de janeiro de 1999, foi inaugurado o Colégio Portal do Engenho, segunda unidade Anglo em Piracicaba.

Com o evento, o Anglo resgatou 74 anos de história do prédio situado na avenida Dona Maria Elisa, 352, no bairro de Vila Rezende.

Sabendo da importância deste imóvel, que também já foi escola e hoje se encontra em processo de tombamento, o Anglo realizou uma pesquisa para resgatar essa história objetivando rememorar e homenagear os que ali trabalharam ou estudaram.

 

A História

O imóvel foi construído para abrigar o Grupo Escolar de Vila Rezende, que iniciou suas atividades em 05 de março de 1925. O responsável pela obra foi Holger Jensen Kok, engenheiro dinamarquês-superintendente do Engenho Central.

Em 21 de abril de 1932, o Grupo Escolar de Vila Rezende teve seu nome mudado para Grupo Escolar José Romão, em homenagem ao professor José Romão Leite Prestes, primeiro professor público de Piracicaba.

A história do local como escola, encerrou-se em 1º de agosto de 1953, quando o Grupo José Romão foi transferido para o prédio da Avenida Manoel Conceição, 381.

 

Os Depoimentos

Grande parte dos alunos que passaram pela escola, ainda é residente de nossa cidade: são industriais, comerciantes, donas de casa, professores, bancários, funcionários públicos.

Em depoimentos emocionados, alguns deles destacaram a marcante dedicação dos diretores e professores para com os alunos. Na época o ensino era "puxado", a comemoração de datas históricas tinha festas, cânticos de hinos patrióticos e declamação de poesias.

Para a ex-aluna Genny Dinyz Barbosa de Godoy, que ingressou na escola em 1934, quando tinha seis anos, a escola ainda conserva a beleza dos tempos antigos, mas está faltando um belíssimo canteiro de amores perfeitos, que era cultivado pelo diretor Francisco Cotrim Dias. A Sra. Genny não conseguiu pegar o seu diploma logo que concluiu a 4ª série. "Para autenticação do diploma, o governo vendia um selo que custava 7 mil e 500 réis, e isso era muito caro para a época. Só depois de um tempo consegui guardar o dinheiro para recebê-lo", confidencia.

 

Os votos

Para finalizar seu depoimento, a ex-aluna deixou uma mensagem para os alunos que irão estudar no Colégio Portal do Engenho.

"Faço votos de que a mesma querida casa de ensino de antigamente, possa abrigar jovens que saibam aproveitar a grande oportunidade que hoje têm em suas mãos e que sejam os grandes cidadãos do Brasil, como foram os seus antepassados".

Em 1998, o Colégio Cidade de Piracicaba, adquiriu o prédio da Vila Rezende para abrigar a segunda unidade Anglo em Piracicaba, com o objetivo de oferecer aos pais e alunos residentes na área uma opção de ensino mais próxima.

O espaço total em que está instalado o Colégio Portal do Engenho é de 3.500 m2, com 2.000 m2 de área construída.

Egidio Simoni, arquiteto, foi o responsável pelo processo de restauração do prédio principal. Este trabalho foi desenvolvido com o cuidado de valorizar e preservar ao máximo a arquitetura existente.

Mas, reconhecidamente, o que mais chama a atenção do público que passa pela escola são as quatro palmeiras imperiais, localizadas na entrada, que têm aproximadamente 30 metros cada.

 

Outras unidades

A entidade mantenedora de Piracicaba também é responsável administrativa da unidade Anglo em Tietê e em Capivari.

Nestes 45 anos de tradição, o Colégio revela incessantemente o aprimoramento da qualidade de ensino, que é comprovado pelas aprovações obtidas por nossos alunos, e tem a honra de encaminhar os jovens para as grandes universidades formando pessoas aptas a exercerem ampla e conscientemente a cidadania.