top of page

Novo Ensino Médio

As primeiras e segundas séries do Ensino Médio são desenvolvidas em dois anos, com carga horária de 32 aulas semanais. O material Bienal é o mais adequado ao grau de maturidade dos jovens que fazem o Ensino Médio. Trata-se de um material completamente renovado (o mais utilizado pelo Sistema Anglo) e compactado. Os alunos receberão, bimestralmente, o Caderno-Apostila contendo o resumo das aulas, os exercícios de classe, os da tarefa-mínima e os da tarefa-complementar. Receberão também o Livro-texto com a teoria de todas as disciplinas para aqueles dois meses. Inclusive, bimestralmente, os alunos participarão de Simulados Anglo e, posteriormente, receberão relatórios de desempenho.

As terceiras séries do Ensino Médio (terceirão) funcionam como cursinho extensivo, revendo e complementando as matérias no nível requerido pelos vestibulares, com o material Terceirão Alfa Rosa e Apostila de Filosofia e Sociologia, os mais completos do Sistema Anglo, com 39 aulas semanais. O conteúdo de cada disciplina está focado em aula a aula, oferecendo ao aluno objetividade no estudo de cada tema e ao professor, de acordo com sua estratégia pedagógica e a necessidade da classe, a oportunidade de dimensionar a teoria, para dar maior rendimento às aulas. Além disso, o docente terá tempo para trabalhar os exercícios de fixação em classe e eventualmente os de aprofundamento, os da tarefa-mínima e os da tarefa-complementar. Nessa série, há um sistema exclusivo de avaliações bimestrais, feitas por meio de um sistema que permite a cada aluno verificar seu desempenho nas diversas disciplinas.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio do Sistema Anglo de Ensino foi elaborado para atender às mudanças previstas na Lei 13.415/2017, às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta inovadora considera o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu projeto de vida, a possibilidade de escolha na área de maior interesse, propicia uma educação mais conectada com o mundo contemporâneo e oferece todas as condições para uma formação sólida dos estudantes.

 

ESTRUTURA CURRICULAR NOVO ENSINO MÉDIO

A matriz curricular do Novo Ensino Médio é dividida em 3 grupos de disciplinas: Formação Geral, Itinerários Formativos e Cursos Eletivos.

Formação Geral

Está organizada por área do conhecimento e os componentes curriculares vinculados a cada uma delas.  

Itinerários Formativos

A organização curricular dos Itinerários Formativos é dividida em duas áreas do Conhecimento: Linguagens e Humanidades e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os cursos não exigirão pré-requisitos ao longo do Novo Ensino Médio, o que permitirá alternância sem quebra ou prejuízo para o aluno que mudar de itinerário no decorrer dos anos. A carga horária semanal é de 6 aulas.

Com essa configuração, a possibilidade de escolha do itinerário valoriza os interesses da juventude, prioriza o desenvolvimento do protagonismo, da autonomia e da responsabilidade. Na construção dos itinerários formativos, os conhecimentos são atravessados por eixos que trazem sentido ao fazer pedagógico, são trabalhados de forma contextualizada e organizados por Áreas do Conhecimento. A partir desses eixos, o estudante poderá realizar investigações científicas, desenvolver sua capacidade de produção criativa, mediar e intervir socioculturalmente no meio onde se encontra e ainda, desenvolver sua capacidade empreendedora.

Cursos Eletivos

  • PROJETO DE VIDA: encontros semanais com um psicólogo que desenvolverá rodas de conversa sobre autoconhecimento, profissões e orientação vocacional.

 

  • PRÁTICAS ESPORTIVAS: jogos semanais de diversas modalidades esportivas.

Esses encontros são no contra turno das aulas.

O aluno pode optar por 1 desses encontros, ou participar dos 2.

Diferenciais

 

Projeto de Vida e Atitude Empreendedora: aula semanal para as primeiras e segundas séries do Ensino Médio com material didático específico que auxilia o aluno a se conhecer e a ter mais clareza de seus objetivos de vida. As áreas profissionais são exploradas para que o aluno identifique melhor suas aptidões. Também são abordadas a administração do tempo para otimização dos estudos e conteúdos de educação financeira. Saiba mais clicando aqui.

Preparação Olimpíadas Científicas: desde o vestibular de 2019, a Unicamp designou vagas para os candidatos que se destacaram em olimpíadas científicas com abrangência nacional. Devido a esse reconhecimento por uma das maiores universidades de nosso país oferecemos, no período da tarde, aulas preparatórias para Olimpíadas de Matemática e Física. Saiba mais clicando aqui.

 

Oficina de Leitura e Produção de Texto: um projeto que trabalha a escrita processual. Por estar inserido na grade curricular, o aluno é orientado, semanalmente, a planejar, escrever, revisar e reescrever os seus textos com a constante intervenção do professor, o qual se coloca como interlocutor e mediador desse processo.

Espaço físico:

  • Salas de aula amplas

  • Anfiteatro amplo e climatizado

  • Novo mobiliário

  • Recursos áudio-visuais

  • Biblioteca 

  • Laboratório de Tecnologia

  • Laboratório de Biologia

  • Laboratório de Química

  • Cantina

  • Quadra poliesportiva

Confira o depoimento de uma mãe de aluna:
bottom of page